O mundo da costura está sempre a presentear-nos com diversas técnicas criativas, e uma delas é o Quilting, sendo um método bastante versátil.
Apesar de se ter popularizado nos últimos anos, a verdade é que muitos ainda confundem esta técnica com outras, como com o patchwork, por exemplo.
Para entender definitivamente como é feita, continue a ler o nosso artigo, pois vamos explicar tudo o que precisa de saber!
Quilting: Saiba mais sobre o artesanato produzido com esta técnica
É uma técnica de costura muito apreciada no universo do artesanato, e significa, basicamente, acolchoamento.
Através deste método é possível dar um acabamento lindo aos mais variados tipos de peças, como colchas para a cama e individuais para ter uma bela mesa de jantar.
Como são criadas as peças?
O Quilting é feito através da costura de duas ou mais camadas de tecido. Por isso, o resultado final é uma peça acolchoada, de aspeto fofo e mais espesso.
Geralmente, para finalizar o projeto, utiliza-se três tecidos sendo dois para as superfícies e um para o centro, sendo responsável por dar volume. Este último é chamado de Batting.
Estas três partes de tecido são unidas por pontos nas extremidades, que variam de acordo com a finalidade da peça.
Neste sentido, as camadas de tecido ficam assim:
- Primeira camada (Topo): Pode ser feita com retalhos de tecido através de patchwork, ou apenas um tecido inteiro, sempre em algodão.
- Segunda camada (Batting): É o enchimento da peça, uma espécie de camada isoladora, que dá forma e peso, e deve ser obrigatoriamente 100% algodão.
- Terceira camada (Traseira): Normalmente é utilizado apenas um tecido de algodão, que pode ser um tecido mais básico ou com padrão.
Os pontos que formam o desenho podem criar figuras abstratas ou formas mais realistas, como estrelas, corações, basicamente, a imaginação é o limite.
A técnica pode ser aplicada com uma máquina de costura simples, mas precisa de treino para ser melhorada porque exige uma certa precisão.
Entretanto, já é possivel encontrar no mercado máquinas de Quiltar domésticas ou profissionais e de diversas marcas, como Singer e Janome.
As vantagens do Quilting
As peças produzidas com esta técnica, além de serem esteticamente bonitas, apresentam vantagens interessantes, especialmente para quem deseja obter um dinheiro extra através do artesanato.
1 – Versatilidade
Conforme dito, este método é aplicado a diferentes tipos de peças. Colchas, individuais, malas, capas para almofadas, necessaires, enfim, as opções são infinitas.
Se pretende trabalhar com artesanato, esta é uma excelente técnica para ter um portfólio bastante variado, o que facilita as vendas.
2 – Ajuda a estruturar peças
As camadas de tecido utilizadas na criação da peça são juntas de forma coesa, dando uma estrutura mais resistente.
Sem o acabamento desta técnica, o resultado final pode perder um pouco da qualidade, já que o Batting fica “solto” entre os tecidos da superfície.
Assim, a técnica ajuda a unir todas estas camadas de tecido, formando uma peça com acabamento de qualidade.
Se trabalha com costura criativa ou até mesmo patchwork, este método é muito importante na finalização das suas peças.
Patchwork x Quilting
No início do artigo, mencionamos que estas técnicas costumam ser confundidas.
Talvez isto aconteça porque em muitas peças de patchwork, há acabamentos com Quilting. Entretanto, é importante saber diferenciar ambos os métodos artesanais.
O clássico Patchwork não é nada mais do que a junção através da costura de diversos retalhos de tecidos. Podem variar em cor e tamanho e, geralmente, seguem formatos geométricos como quadrados, retângulos e hexágonos.
A combinação de texturas e estampados formam peças diversas como colchas, bolsas, etc…
O Quilting, por sua vez, é um tipo de costura decorativa que une três camadas de tecido para formar uma peça, enriquecendo a mesma.
Ficou interessada em aprender a técnica? Clique aqui para aceder à nossa loja e adquirir livros sobre Quilting e Patchwork.
Aqui na Maria Pirosa também oferecemos alguns workshops que podem interessar-lhe e temos também o serviço de Quilting com Máquina Longarm, não computorizado.
Trata-se de um serviço com 3 ofertas distintas:
1- Acolchoado/ Quilting continuo de padrão único;
2- Acolchoado Personalizado, em Sampler, similar ou Aplicações;
3- Acolchoado Artístico.
O serviço é executado por orçamento prévio de acordo com cada peça e serviço pretendido. Para mais informações, basta nos contactar.