Além de ser a mais antiga, o bordado é uma das modalidades mais conhecidas e apreciadas do artesanato realizado com tecidos.
É uma forma de arte que tem várias formas de ganhar vida. Ao longo dos anos foram desenvolvidas diversas técnicas para se conseguir satisfazer diversas necessidades e criar novos padrões.
E é exatamente sobre isso que vamos falar hoje! Reunimos algumas das técnicas mais conhecidas e utilizadas. Está pronta? Vamos lá!
Bordado: Conheça as técnicas mais utilizadas
Os bordados são uma técnica milenar e alguns registos da Era Paleolítica indicam que estes já fazem parte da história da humanidade há mais de 2 milhões de anos.
Este recurso tão utilizado na criação de roupas tornou as peças mais únicas e belas! Ao longo dos anos também se tornou numa brilhante forma de artesanato que transcende a área do vestuário, fazendo parte de itens do nosso dia-a-dia.
É possível personalizar peças como colchas de cama, fronhas, toalhas… Fazer bordados para algumas pessoas é apenas um passatempo, enquanto para outras acabou por se tornar num trabalho.
De acordo com o propósito da peça ou do padrão desejado, muitas artesãs e artesãos usam diferentes técnicas, mas quais são elas? Vamos agora listá-las.
1) Ponto Cruz
É uma das técnicas mais tradicionais e preferidas por quem é apaixonado pelo artesanato, quer seja para entretenimento ou para venda.
No Ponto Cruz, os pontos são muito fechados e delicados. Isto faz com que seja extremamente versátil, permitindo criar as mais diversas formas utilizando apenas a linha e a agulha. Com a criatividade, o céu é o limite!
2) Punch Needle
Também é conhecido como o Ponto Russo e refere-se à técnica em que o bordado é realizado do lado do avesso do tecido. Portanto, consegue-se criar uma peça com algum relevo.
O Punch Needle é extremamente versátil e ideal para quem deseja começar a aventurar-se nos artesanatos com tecido.
3) Vagonite
Apesar de ser tão popular como o Ponto Cruz, o Vagonite é uma técnica que pode ter muitas vantagens.
Pode ser realizada com linhas ou fitas, mas deve ser efetuada em formatos bastante simétricos.
Isto parece que limita um pouco, mas não é verdade. Consegue ser bastante versátil e pode ser aplicado a qualquer tipo de tecido: desde roupas a toalhas, colchas e outros tipos de pano.
4) Bordado com fita
Apesar de não se referir a uma técnica em específico e podendo ser utilizado noutras modalidades, os bordados com fita dão um toque especial e único a todo o artesanato.
As possibilidades são infinitas! Podem-se trançar, criar botões de flores, entre tantas outras coisas que dão um acabamento único e especial a diversas peças.
Principalmente a itens utilizados em casa, como fronhas para almofadas, toalhas de banho ou de mesa e panos de cozinha.
Independentemente da sua técnica preferida na nossa loja virtual, é possível encontrar todo o material e equipamento necessário.
Pode aventurar-se nos diferentes tipos de bordado ou outras modalidades de artesanatos realizados com tecido.
Espreite o nosso catálogo e, caso possua qualquer dúvida, entre em contacto connosco. Relembramos também que temos Aulas e Cursos de Bordado no nosso Showroom, em Mem-Martins, para quem quer aprender algumas técnicas.
Ah, e não se esqueça de partilhar nos comentários qual destas técnicas de bordado são as que mais gosta!