O que é o macramé: saiba tudo sobre esta técnica

O que é o macramé: saiba tudo sobre esta técnica

Com certeza que já ouviu falar ou conhece a técnica de tecelagem manual chamada macramé.

Atualmente, ela tem ganho mais notoriedade em diversos lugares, seja nas lojas de decoração ou, até mesmo, nas peças de roupa.

Mas, já parou para pensar de onde surgiu e como se tornou numa tendência? É exatamente sobre isso que este artigo trata, acompanhe para saber tudo sobre esta técnica.

Macramé: Entenda a origem da técnica e como a aplicar

A palavra macramé é de origem árabe, makrama, e significa “guardanapo” ou “toalha”. A técnica consiste em usar nós, para criar franjas e barras em peças como lençóis, cortinas, toalhas, etc.

E, diferente do que se pode pensar, a história desta técnica é mais antiga do que imagina.

Ela aparece nas esculturas dos babilónios e assírios, no século XIII, e foi difundida mundialmente pelos navegadores que viajam pelo mundo.

Como as viagens eram longas, os embarcados criavam as peças e trocavam-nas por serviços ou mercadorias. Inclusive, alguns vendiam-nas nas suas passagens pelos portos.

Já no século XIX, a técnica tornou-se num passatempo para as donas de casa. E era, até, incluída nos livros de instrução para esposas e filhas – algo muito comum na época.

Mas a técnica atingiu o seu ápice na década de 70, quando a revista Vogue publicou um livro totalmente dedicado ao assunto. Isto elevou o macramé à categoria “chic moderno”.

E, assim como diversas tendências que vão e voltam, com o macramé não foi diferente. Hoje é utilizado tanto por lojas de moda, como de decoração. Além disso, é uma ótima opção para quem procura uma atividade de relaxamento.

O que precisa para fazer macramé

Para fazer uma peça de macramé, não precisa de muito. Alguns dos materiais básicos são: Linha, tesoura, fita métrica, ganchos, barras (ou bastão), arara e fita adesiva.

Veja de seguida como aplicar a técnica artesanal e criar peças lindas.

Como fazer macramé

Existem duas técnicas para criar uma peça de macramé: nó duplo e festoné.

Nó duplo

Esta técnica é feita com, no mínimo, três fios, onde o fio do meio fica esticado e os da ponta são entrelaçados à volta dele. Para facilitar, aqui fica um passo a passo simplificado:

1. Separe os fios laterais e deixe o central esticado;

2. Passe o fio da esquerda sobre o central;

3. Passe o fio da direita sobre a “sobra” do fio esquerdo (que ficou à direita);

4. Passe o fio da direita por trás do centro e dentro do arco formado à esquerda;

5. Puxe os fios laterais até fechar o nó;

6. Repita o processo.

Festoné

Esta técnica de macramé é feita utilizando, no mínimo, dois fios (mas pode utilizar mais). É muito utilizado para fazer peças em barra. Veja também o passo a passo:

1. Pegue o primeiro fio numa das laterais e passe por cima de todos os outros;

2. Após isto, o fio seguinte deve ser passado à volta do fio separado anteriormente de forma a que, ao puxar, faça um nó;

3. Repita o processo.

Uma das vantagens do macramé é a sua versatilidade. Por ser uma técnica totalmente manual, a sua produção é simples e fácil.

Agora que sabe tudo sobre o macramé, pode começar a treinar e a criar peças incríveis. Além disso, esta é uma excelente opção para quem procura uma renda extra, já que os resultados são lindos e ainda rende uma boa margem de lucro, uma vez que os materiais utilizados são acessíveis.

Partilhar artigo

Subscreva as nossas Newsletters

Seja a primeira a saber as novidades!