Ideias para reaproveitar retalhos de tecido

Ideias para reaproveitar retalhos de tecido

Quem trabalha ou tem como hobby o artesanato e a costura acaba por acumular diversos retalhos de tecido que parecem não ter finalidade.

Mas, acredite, com um pouco de criatividade é possível aproveitar estes pedaços de tecido para produzir peças lindas.

Por isso, no artigo de hoje vamos apresentar-lhe algumas ideias incríveis sobre como pode reaproveitar os retalhos de tecido que tem em casa.

Tem retalhos de tecido em sua casa? Conheça dicas incríveis para os reaproveitar

As costureiras e as artesãs estão sempre a deparar-se com muitas sobras de tecidos, que parecem não ter utilidade e que ficam amontoados num cantinho do atelier.

Porém, os restos de tecido são excelentes materiais para se trabalhar e onde podemos usar a criatividade na produção de muitas peças.

Está sem ideias? Então continue a ler, pois apresentamos-lhe algumas sugestões que pode reproduzir.

Tapetes

Os tapetes de retalhos podem combinar com todos os estilos de decoração, e assim trazer mais cor, personalidade e criatividade à sala ou quarto de sua casa.

É possível criar tapetes utilizando diversas técnicas artesanais, como costura e patchwork.

Mas, na nossa sugestão, apresentamos-lhe um método que resulta numa peça incrível e linda, sem precisar de muito conhecimento técnico.

Para criar este tapete, separe uma tela de tapete, retalho suficiente para preencher toda a área da tela, tesoura, fita métrica e agulha de crochet.

Separe os tons dos tecidos que pretende utilizar na sua peça. Corte-os em tiras de 5 centímetros de largura e em comprimento suficiente, para que seja possível dar um nó.

Coloque a tela sobre uma superfície plana, e com a ajuda da agulha de crochet passe as tiras de retalhos por dentro dos buraquinhos.

Para finalizar, basta amarrar a tira com um nó apertado e ir repetindo este processo até que toda a área do tapete esteja preenchida.

Explore cores e texturas para criar um tapete único para vender ou usar em casa.

Almofadas

As almofadas trazem mais conforto e aconchego à sala ou quarto. E que tal produzir as suas com os restos que tem no atelier?

As almofadas feitas em patchwork são muito populares devido à sua beleza colorida. Mas, se não domina a técnica, pode ir costurando os pedaços de tecido para criar diferentes capas para as suas almofadas.

O segredo é escolher tecidos com padrões e cores que harmonizem para um resultado bonito e personalizado.

Revestimento de móveis

É isto mesmo! Os restos de tecido podem ser utilizados para criar um revestimento único nos móveis de sua casa.

Esta é uma dica fantástica para quem não domina técnicas de costura e artesanato, mas adora um projeto DIY.

Basta colar os retalhos e revestir pequenas partes do móvel como gavetas, o tampo de um banquinho, a porta de um armário, etc…

Este trabalho simples tem um resultado transformador e pode renovar aquela peça já sem graça e que precisa de uma nova decoração em casa.

Para obter um acabamento perfeito, é importante utilizar a cola mais adequada para fixar o tecido no móvel desejado.

Botões

Outra dica simples, mas que pode dar um acabamento incrível em peças de roupa, é utilizar as sobras de tecido para revestir os botões.

E estes botões não precisam de ser aplicados apenas em roupas, mas também em almofadas e estofos, dando aquele belo toque final.

Gostou das nossas sugestões? Coloque estas dicas em prática e reaproveite da melhor forma as sobras de tecidos que estão acumulados no seu atelier!

Partilhar artigo

Subscreva as nossas Newsletters

Seja a primeira a saber as novidades!