Conheça os tecidos que se vão destacar este ano

Conheça os tecidos que se vão destacar este ano

Em 2022, a indústria têxtil está, realmente, a concentrar os seus esforços para arranjar formas inovadoras de produzir tecidos.

Para além de criar novas tendências, este movimento pretende, naturalmente, diminuir o impacto deste segmento no meio ambiente.

O objetivo baseia-se na intenção global de reunir nestes materiais uma experiência sensorial, sustentável e estética.

Tecidos: 5 tipos que se vão destacar este ano

A pandemia não mudou apenas as nossas rotinas. Mudou as nossas relações, formas de pensar e, claro, os nossos gostos.

Durante estes dois anos, a sustentabilidade dos materiais e a proteção ambiental, no mercado têxtil, foram-se tornando cada vez mais importantes. Neste sentido, existem algumas inovações interessantes.

Assim, os tecidos que se vão destacar este ano são um mix de cores e de origens (natural e sintética). Continue a leitura para conhecer todas as novidades!

1 – Fibras naturais

Já alguma vez ouviu falar em lyocell? Trata-se de uma fibra à base de plantas. É um material feito de madeira sustentável, normalmente, de eucalipto.

É moído até ficar numa polpa, sendo posteriormente dissolvido por produtos químicos. Quando este processo termina, resta a celulose bruta – um líquido pegajoso e viscoso.

De seguida, este composto é transformado em fibras brancas e brilhantes. Após a lavagem e secagem, estão prontas para serem fiadas e, transformadas em tecido.

2 – Texturas

À medida que a tecnologia avança, a variedade de tecidos únicos e táteis, também continua a crescer.

Seja através de máquinas de alta tecnologia ou técnicas de costura manual, é produzida uma grande variedade de todos os tipos: macios, duros, maleáveis ​​e coloridos.

Assim, é inegável que as texturas vão ser cada vez mais usadas, pela sua funcionalidade e dinâmica.

3 – Padrão Floral

As flores desempenham um papel essencial neste tema. Se antes os padrões de flores continham elementos pequenos e graciosos, agora a tendência passa pelos florais grandes e gráficos.

Podem aparecer como efeitos pintados, imagens estampadas ou bordados, tudo é possível. Neste estilo, as cores exuberantes estarão em alta.

Ao mesmo tempo, as imagens de paisagens naturais também são refrescantes, principalmente após um longo período de restrições de viagens.

4 – Tecidos Naturais

Há quem diga que a tendência natural é inspirada pelo que estamos a vivenciar na pandemia do COVID 19.

Sendo quase como uma resposta para as pessoas que sentiram que precisavam de escapar desta realidade.

Os tons naturais e crus, conjugam-se com o algodão e o linho, resultando em materiais descontraídos e, acima de tudo, leves.

5 – Croché e tricô

Desengane-se quem acha que as peças em croché ou tricô já estão fora de moda. Pelo contrário, estes passam a sensação de conforto, carinho e cuidado.

Além de que estas técnicas acabaram por receber uma grande atenção de novos “adeptos”, que aprenderam esta arte durante os longos períodos de isolamento social.

Assim, há quem use esta prática para fabricar materiais com diversas cores, técnicas e estilos.

Estas são algumas das tendências de tecidos para este ano. Inspire-se nestas dicas e escolha os melhores materiais para as suas criações! Relembramos que na loja Maria Pirosa pode encontrar uma ampla gama, visite-nos aqui.

Partilhar artigo

Subscreva as nossas Newsletters

Seja a primeira a saber as novidades!