Conheça mais sobre a história do bordado inglês

Conheça mais sobre a história do bordado inglês

Há tendências que vêm e vão, mas o bordado inglês é uma técnica intemporal e uma opção sempre elegante para decorar roupas e acessórios.

Utilizando tecidos leves e com detalhes delicados, o acabamento com esta técnica de bordado eleva qualquer peça a outro nível.

Por isso, no post de hoje vamos falar-lhe mais sobre a história e as características deste tipo de bordado!

Bordado inglês: Conheça a origem desta técnica elegante e delicada

Bordar é uma arte muito antiga e consiste basicamente em decorar tecidos com fios de diferentes texturas, obtendo assim formatos e desenhos que agregam mais beleza à peça.

E, entre as diferentes técnicas de bordado, certamente o do tipo inglês merece destaque.

Isto porque, mesmo após a mecanização dos bordados com o uso de máquinas e a possibilidade de reprodução, algumas técnicas cairam em desuso. Mas, este tipo de bordado não.

A técnica é caraterizada pelo uso de tecidos (na maior parte, algodão) com alinhamentos finos formando desenhos. Estes detalhes de acabamento são muito utilizados para decorar peças de cama, mesa e banho, além de trajes infantis.

Uma curiosidade interessante é que fomos levados a acreditar que este tipo de bordado surgiu em Inglaterra. No entanto, a sua origem esteve em Portugal, mais concretamente na Ilha da Madeira.

A técnica recebeu este nome porque só ganhou popularidade ao ser exportada para a Inglaterra, onde permaneceu em alta até à década de 1950, quando o uso de peças bordadas em branco sobre branco era muito utilizado em enxovais de casamento e de bebés.

Foi também durante esta época que surgiu a técnica de passa-fio, em que fitas de cetim são utilizadas para decorar tecidos que já receberam bordados.

As principais caraterísticas

O bordado inglês é um tecido que combina caraterísticas de bordados e rendas, sendo caraterizado por padrões compostos de orifícios redondos ou ovais, chamados ilhós, que são cortados do tecido.

Os padrões são criados para retratar figuras como flores e folhas, e são delineados por pontos simples de bordado feitos no material ao redor.

Apesar do uso de tecido branco ser o mais clássico nesta técnica, atualmente já encontramos bordados ingleses em diversas cores, principalmente no acabamento de roupas.

Diferentes usos deste bordado

Bastante versátil, este tipo de bordado pode ser utilizado em diversas peças. É uma excelente forma de promover mais elegância e delicadeza em roupas de cama, como lençóis e capas de almofadas, por exemplo.

Costurar o bordado nas barras destas peças traz um acabamento incrível e enriquece até as peças mais simples.

Para a sala de jantar, este bordado pode complementar guardanapos e panos de mesa, criando um conjunto de tecidos perfeitos para receber convidados e as suas loiças mais requintadas.

Outras peças que podem ser facilmente ornadas com este bordado são lenços, cortinas e cúpulas de candeeiros.

As roupas também podem receber este bordado, resultando em peças delicadas. O algodão e o linho são alguns dos tipos de tecido ideais, pois são leves e flexíveis.

Estas são apenas algumas possibilidades de uso deste tipo de bordado, já que a técnica pode ser aplicada de diversas formas.

Independentemente de onde a utilizar, o resultado será belo, elegante e com uma delicadeza que somente este tipo de bordado pode proporcionar.

Para enriquecer os seus tecidos, visite a loja Maria Pirosa e encontre os materiais de que precisa para fazer o bordado inglês!   

Partilhar artigo

Subscreva as nossas Newsletters

Seja a primeira a saber as novidades!