O artesanato português é um dos mais reconhecidos e apreciados pelo mundo inteiro. Mas, ultimamente, os artesanatos com tecido têm sido os mais procurados.
No nosso país é possível encontrar as mais diversas peças artesanais, como joalherias, tapeçarias, peças em cerâmica, entre tantas outras que contribuem para a cultura e história de Portugal.
A utilização do tecido como forma de artesanato é uma forma extremamente criativa de adicionar beleza aos objetos mais simples do nosso quotidiano.
Bem como embelezar com autenticidade os mais diversos locais, desde objetos a ambientes completos.
Artesanatos com tecido: Quais os tipos mais comuns?
Embora seja um passatempo para muitas pessoas que querem aproveitar o tempo de forma produtiva, o artesanato pode ser um rendimento extra.
Unindo o dom de artesão ou artesã à criatividade, é possível criar peças para as mais diversas finalidades. Além disso, é uma excelente forma de estar sempre a aprender coisas novas.
Se quer aventurar-se neste mundo, aconselhamos seriamente a começar pelo que está mais na moda: artesanatos com tecido. Vamos listar algumas formas de o fazer!
1) Tecidos em objetos
Enfeitar com tecido objetos como garrafas de vidro, jarros de cerâmica, caixas de madeira, latas de alumínio, entre outros, é uma das formas de criar algo único.
Além disso, é uma maneira eficaz de contribuir para o planeta visto que, muitas vezes, utilizamos o artesanato como uma forma de “dar vida” a itens que, provavelmente, iriam para o lixo.
Para esta modalidade, pode optar por tecidos como chita e algodão.
2) Bordados
Esta é uma das modalidades mais apreciadas nos artesanatos com tecido e, também, uma das mais antigas! Sabia que se encontraram registos de bordados datados da era paleolítica, isto é, há mais de 2 milhões de anos?
A maior e mais antiga peça de bordado foi encontrada na região da Normandia, no norte da França. Tem cerca de 70 metros de comprimento e foi construída por mais de mil pessoas.
Os bordados compõem muito mais do que peças de roupa e podem, até mesmo, servir como peças de arte.
Além disso, podem contemplar utensílios do nosso dia-a-dia, como toalhas, necessaires, bolsas, e muito mais. As possibilidades são infinitas!
3) Patchwork
Uma das maneiras mais criativas que se popularizou ao longo da última década foi, com certeza, a costura criativa realizada com o Patchwork.
Esta técnica consiste em unir pequenos pedaços de tecido – que, em suma, podem ser compostos por qualquer fibra: algodão, cetim, seda, linho, entre outros -, numa peça de tecido única e maior.
Geralmente, esta forma de artesanato é utilizada para criar colchas e lençóis de cama, almofadas e fronhas de modo que o torne único, especial e com muita cor!
4) Fuxico
Este processo de artesanatos com tecido consiste na construção de pequenas flores. São utilizados pedaços de tecido e é uma excelente alternativa para aproveitar os retalhos do seu atelier.
Assim como o Patchwork, pode embelezar diversos itens como as roupas de cama ou até mesmo com detalhes criativos para criar roupas e acessórios, como bolsas e brincos.
Agora que já conhece as principais formas de artesanatos com tecido, queremos saber: qual delas despertou mais interesse? Conte-nos nos comentários!