Para quem está a começar, usar uma máquina de costura pode parecer bastante difícil. E de facto, é normal ter algumas dificuldades durante este manuseio.
Mas, é importante também conhecer a sua máquina, as suas partes, para a utilizar de forma correta.
Além de facilitar nos seus trabalhos de costura, o uso adequado ajuda a preservar a máquina e a evitar danos.
Por isso, no artigo vamos partilhar dicas sobre como otimizar o uso da sua máquina!
Máquina de costura: 4 dicas para colocar em prática
Não é preciso desesperar ao usar a sua máquina pela primeira vez. Basta conhecer alguns truques e cuidados para trabalhar com tranquilidade.
Conforme pratica e adquire experiência, vai perceber que é possível manusear o equipamento com mais agilidade.
Neste sentido, reunimos dicas sobre o que considerar para começar a costurar!
1 – Instalar a agulha
O primeiro passo para usar a máquina de costura é instalar a agulha corretamente. Para isto, o lado plano da agulha deve estar direcionado para trás.
Com a agulha posicionada, fixe-a na base da máquina. A depender do modelo da sua máquina, será preciso apertar o parafuso de fixação para manter a agulha firme.
2 – Preparar a bobina
As máquinas de costura possuem duas fontes de linhas de costura: o carretel principal e o carretel da bobina.
Antes de começar a costurar, será preciso colocar o carretel de linha na bobina. Depois, passe o fio de costura pela guia e na bobina.
Coloque o carretel em modo de execução. Neste momento, a bobina enche e o carretel para de forma automática quando estiver cheio.
Por fim, posicione a bobina sob a placa da agulha, deixando a extremidade do fio do lado de fora.
3 – Passar o fio pela máquina de costura
Com a agulha e a linha na bobina, o próximo passo é levar o fio até a agulha. Se tem uma máquina mais moderna, então o seu manuseio deve ser mais simples.
Pegue o fio do carretel e passe-o no buraco da agulha para a esquerda e para baixo ao longo do espaço destinado para tal, até atingir o topo da alavanca da agulha.
De seguida, traga o fio de volta para baixo, onde se encontra a guia do fio. Depois, o fio deve ser colocado no passador.
Feito isto, gire a roda de direção para executar um movimento para cima e para baixo da agulha para unir a linha superior à inferior.
4 – Partes da máquina
Agora que sabe como é o funcionamento básico da máquina, é interessante conhecer o nome de algumas peças para se familiarizar com o equipamento.
- Almotolia: Serve para armazenar o óleo utilizado para o funcionamento da máquina;
- Bobina: Geralmente está localizada na parte inferior da máquina, é onde se coloca um dos carretéis de linha que será utilizado na costura;
- Caseador ou abridor de casa: Possui um formato de gancho com uma ponta bem afiada, e serve para cortar o tecido demarcando a casa onde será inserido o botão;
- Controlador de velocidade: Permite regular a velocidade da costura, de acordo com a necessidade;
- Pedal: Conectado à tomada e à máquina, o pedal é acionado quando pressionado pelo pé de quem costura. A velocidade da máquina aumenta à medida que o pedal é pressionado.
Parece difícil? A melhor maneira de aprender a manusear uma máquina de costura é a praticar! Faça cursos, pesquise tutoriais e não desista! Em pouco tempo irá dominar este equipamento e costurar peças incríveis.